Inglês (English (USA))

Agrorigem By Woman

Um projeto feito por mulheres, para mulheres.

Agrorigem by Woman Ser mulher é, a cada momento do dia, estar em diferentes palcos, encarando os mais diversos personagens da vida real. Na minha história pessoal, são muitos papéis: esposa, mãe, filha, irmã, empresária, amiga, nora, cunhada, tia, sobrinha, neta, são diversos posicionamentos ao longo do dia. No meu caminho, na minha existência, no meu peito o sentimento de gratidão porque para mim ser mulher é uma dádiva, uma alegria e um prazer inexplicável, o fato de gerarmos vidas, de termos uma capacidade gigante de acolher, nutrir, acalmar e amar vidas me enriquece a alma.

Além da gratidão de ter nascido filha dos meus pais na década de 80 em que longos caminhos de igualdade já estavam sendo trilhados. Sou grata as mulheres e aos homens que lutaram pela igualdade de gênero e que nos deixaram um mundo melhor, para nós mulheres. Nem me imagino nascendo no início do século passado tendo que pedir autorização para trabalhar, sem direito a voto, a palavra ou a sair de casa sozinha.

Conheço os desafios que mulheres passaram e ainda passam, submissão, opressão, feminicídio dentre outros. Em nossa sociedade somos sobrecarregadas de exigências, as “obrigações” de uma mulher são tantas que nem me atrevo a defini-las aqui. A jornada tripla ainda ronda nossos lares, a responsabilidade pela casa, pelos filhos, pais em muitas casas ainda são 100% das mulheres, por aqui ainda em fase de distribuição de tarefas. Por ser mulher já me senti menosprezada, já me percebi invisível em algumas circunstâncias, já tive que dizer meu currículo antes de ter voz para falar, ja percebi minha voz fraca ao olhar de um homem intimidador, já passei por momentos de medo e angústia em ruas a noite por estar uma “mulher sozinha”, já sofri com o machismo cultural presente no Brasil, em minha família e também no trabalho.

Me sinto responsável por continuar no caminho de lutar por direitos iguais, pela igualdade social, política e econômica das mulheres, por valorizar uma mulher que está a frente de sua vida lutando com tantas questões e também por deixar as portas abertas do mundo para minhas filhas: Isabella e Letícia, que elas se encontrem em qualquer caminho que escolherem, que tudo lhes seja permitido, que elas entendam e não sofram com o machismo vindo de nossos ancestrais.

Identidade agrorigem (1)

Agrorigem by Woman

O projeto Agrorigem by Woman nasceu junto com a Agrorigem, desde que criamos a empresa tínhamos em mente a vontade de valorizar o trabalho das mulheres. Foi criado um selo para caracterizar o lote que foi produzido por uma Produtora, temos enorme interesse em destacar, potencializar e incentivar o trabalho dedicado de uma Mulher. Acreditamos nos esforços para alcançar a equidade de gênero, consideramos fundamental para o desenvolvimento e a paz no mundo.

Temos produtoras que assumiram suas fazendas através da sucessão ou herança familiar, outras por terem ficado viúvas, outras por opção de vida adquiriram terra para plantar e temos também as que escolheram voltar p/ terra depois de uma profissão em outra área. Cada uma com sua história para contar para você. No universo do café as mulheres sempre existiram, mas de forma invisível em documentos, atualmente mais de 40 mil estabelecimentos agrícolas brasileiros com produção de café são dirigidos por mulheres.

Esse número equivale a apenas 13,2% dos 304,5 mil existentes. Além das dirigentes, há também aquelas que estão na condição de cônjuge em codireção, sendo 32.400 mulheres em estabelecimentos com café arábica e 15.700 mulheres em estabelecimentos com café canephora. Dessa forma, pode-se afirmar que há um público feminino de 88.700 mulheres dirigindo e codirigindo estabelecimentos com café em todo o Brasil. Essas informações foram extraídas da análise dos dados levantados em 2017, no último Censo Agropecuário realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que pela primeira vez trouxe dados sobre gênero na produção do café.

O trabalho foi elaborado pelas pesquisadoras Helena Alves, da Embrapa Café; Cristina Arzabe, da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Embrapa; e Margarete Volpato, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), com apoio de Marcelo Oliveira, do IBGE. Visamos dar luz as mulheres por um mundo mais justo e igualitário.

Identidade agrorigem (1)

Associação das Empreendedoras do Café de Santa Rita do Sapucaí - MG - Mantiqueira de Minas.

Hoje estou como Presidente do coletivo - “Associação das Empreendedoras do Café de Santa Rita do Sapucaí - MG - Mantiqueira de Minas. Apoiamos e investimos na autonomia das mulheres quanto líderes, quanto a capacidade não apenas de tomar decisões relacionadas à produção, mas também ao acesso delas aos recursos materiais e sociais necessários para realizar essas decisões. Fazer parte de um grupo coletivo onde trabalhamos com mulheres empreendedoras do café me fortalece, me sustenta, me inspira e me impulsiona diariamente.

Para superar os obstáculos precisamos de persistência, resiliência, aprendizado contínuo, e o entendimento de que não existe fracasso, o que existe são oportunidades para crescermos e aprendendo com os erros. Porque o desafio te faz mais forte, o medo te faz descobrir sua coragem e a paciência te deixa mais sabia. Siga a sua jornada com fé e convicção de que o percurso vale mais do que a linha de chegada. Aprenda a curtir o presente sem julgamentos. Respira fundo e vai no seu tempo. Tenho alguns lemas que carrego comigo: “e se der medo, vai com medo mesmo”. E outro: “aprenda a descansar e não a desistir”.

Identidade agrorigem (1)

Faça o seu orçamento

Contato

R. Maria Andrade Moreira, 128 – Família Andrade,
Santa Rita do Sapucaí – MG, 37540-000
tel: +55 (35) 99221-0055
contato@agrorigem.com.br