Cafeterias: medidas básicas a serem tomadas em tempos de coronavírus

A higienização correta e adequada de qualquer estabelecimento faz toda diferença, e diante da delicada situação pandêmica de coronavírus (COVID-19), o cuidado e atenção devem ser redobrados

Limpeza e higienização do ambiente
Anote: limpeza é diferente de higienização. Limpeza é apenas uma das etapas de higienização, uma vez que o objeto pode estar visivelmente limpo, porém só estará higienizado quando for aplicada também uma desinfecção.
Ressalta-se que este conceito é válido para todas as áreas, equipamentos e utensílios de uma cafeteria.
Primeiramente, o correto a se fazer, é limpar o ambiente adequadamente (varrer, lavar, esfregar) com auxílio ou não de produto químico (detergente). Após, a desinfecção, que é a remoção de microrganismos e pode ser feita por produtos químicos permitidos para uso em serviços de alimentação, como álcool 70%, hipoclorito ou pelo uso de altas temperaturas.
Lembrando que o processo tem início com a limpeza e é finalizado com a desinfecção.

Higienização dos alimentos e tudo que entra em contato com os clientes
Com os alimentos não deve ser diferente. O funcionário deve se atentar e fazer a higienização correta de tudo que tem contato com o cliente, incluindo os alimentos.
Deve-se reforçar também a higiene dos assentos, mesas, banheiros e tudo o que o cliente mais tem contato.
Evite açucareiros, guardanapos e sachês na mesa, disponibilizando apenas o necessário para uso.

Saúde dos funcionários
O responsável pela cafeteria deve redobrar a atenção quanto à saúde de seus funcionários. Orientando-os a lavar as mãos com água e sabão com frequência, fazer uso de máscaras e luvas na preparação dos pedidos e higienização do ambiente.
Em caso de suspeita de contaminação por coronavírus, o funcionário deverá ser afastado de suas funções, a fim de resguardar sua saúde, de seus colegas de trabalho, clientes e de toda comunidade.

Distância entre as mesas e limite de clientes
Uma medida consciente é afastar e reduzir o número de mesas e cadeiras para que haja um maior distanciamento entre as pessoas e manter as janelas abertas para melhor ventilação.
Outro fator importante é a aglomeração de pessoas. Neste caso, a cafeteria pode adotar um número de clientes que pode adentrar no recinto por vez. Outra ideia é adotar ou intensificar o sistema delivery.
Esse momento será passageiro e tudo voltará ao normal. Manter os clientes satisfeitos com o serviço fará com que eles retornem mais vezes. Pense nisso!

Disponibilização de álcool gel para clientes
Primeiramente, não deixe faltar sabonete e toalhas de papel nos banheiros da cafeteria. Caso não for possível os clientes fazerem a higienização das mãos com água e sabão, disponibilize álcool gel. Lembre-se: saúde em primeiro lugar!
Caso opte em não abrir as portas, aproveite o momento e dê aquela ajeitada na casa, faça uma limpeza pesada, organize as papeladas, arrume os estoques e geladeiras ou aproveite para passar no nosso site e garantir aquele cafezinho especial. Estamos aguardando você!

Referências e inspirações: Barista Wave (disponível embaristawave.com).
Agora que você já sabe todas as dicas, fique por dentro do nosso próximo assunto, Coronavírus: medidas que torradores podem adotar.

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